Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A Partilha da África

A Partilha da África, também conhecida por Disputa (scramble) pela África, Corrida pela África ou Febre Africana, foi um processo de invasão, ataque, ocupação e anexação do território soberano africano pelas potências europeias durante o período do Novo Imperialismo, pela apropriação informal de terras, atitude expansionista adotada pelos poderes europeus, entre 1880 e a primeira guerra mundial em 1914.
A disputa começou em 1881, quando a França estimulada pelo governo de Bismark, instalou-se na Tunísia. Após séculos de negligência, os europeus começaram a expandir sua influência pela África. Em pouco tempo isso acabou por detonar uma febre de pilhagem de terras.
Há vários motivos que determinaram a partilha do continente africano:
O incidente Fashoda entre a França e Inglaterra no qual as tropas de ambos os países confrontaram-se no Sudão levando esses países a um estado de guerra.
A guerra dos Boers, a presença de exploradores europeus na África, a humilhação do exercito britânico pelos nativos, a separação do Sudão do Egito, as novas maquinas de guerras produzidas pela revolução industrial, os conflitos no Sudão entre britânicos e muçulmanos e os conflitos entre britânicos e zulus.

Fonte pesquisada: Wikipedia
Minha tradução