Seguidores

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mascaras Bamoun - tribo da savana - Camarões

A Republica dos Camarões possui uma riqueza cultural devido à grande diversidade de etnias.
Com mais 230 grupos étnicos compostos por bantos, hamitas, semitas, semibantos e sudaneses, pigmeus, arabo-berberes e muitas outras.
Essas etnias não falam a mesma língua, não partilham do mesmo patrimônio cultural de origem e nem partilham os mesmos costumes.
Cada uma das etnias tem seu modo de vida, seus hábitos de trabalho, suas características e suas dificuldades.
No entanto, esses povos que habitam um mesmo país compartilham uma cultura nacional comum.
A sua cultura se traduz no modo de vida, nas tradições, no folclore e no artesanato.
Os Camarões representam uma África em miniatura que se apresenta como um ponto de cruzamento dos povos e de civilizações, uma extraordinária multiplicidade de população, trazendo cada uma delas as suas tradições, a sua arte a sua música.
O “Ngondo" é uma festa ritual dos povos da costa, com uma mistura de magia, dança máscaras e corridas de piroga.
Nos funerais, as cerimônias em homenagem aos mortos, são muito coloridas.
As cavalgadas coloridas ao norte do Pais dão lugar a magnificas fantasias.
Máscaras, estatuetas, instrumentos musicais, tudo isso concorre para perpetuar os ritos e tradições imemoriais do continente africano.

Máscaras Bangwa e Bamun

Estas máscaras expressivas representam rostos caracterizados pelo exagero da testa e nariz, uma boca grande e aberta, mostrando os dentes e bochechas infladas. Essas máscaras pertencem a uma região com grande atividade comércial e onde os artistas Bamun, Tikar, Bangwa artistas intercambiam suas habilidades artísticas. Por esse motivo as feições dessas máscaras encontram-se tanto entre os Bangwas quanto entre os Bamun e Tikar.Este tipo de máscaras de capacete Bangwa, era usado pelos membros da sociedade secreta da Throh, uma instituição político-religiosa muito semelhante àquelas encontradas entre os povos vizinhos.
A sociedade Throh é constituída por um Conselho de nove notáveis que são os herdeiros dos nove companheiros do fundador da dinastia. Suas atividades são conduzidas pelo próprio chefe. Os nove membros usavam máscaras como estas durante a posse de um novo chefe e nos funerais de membros importantes da sociedade. Após as cerimônias, essas máscaras são guardadas pelo seu dono. Com a morte do proprietário, é o filho quem herda a máscara.

Máscara real Bamun em forma de capacete revestido de contas

Essas máscaras de 'capacete' são itens de prestígio usados por nobres sobre a cabeça durante cerimônias e rituais. Costumam ser entalhadas em madeira. Em muitas tribos das planícies de Camarões, essas máscaras são reservadas para ao uso da realeza. O intrincado trabalho de contas, que chega a ser decorado até dentro das orelhas, é um indicador de que esses objetos pertencem a membros bastante importantes da corte.